segunda-feira, 16 de maio de 2011

"É oito ou oitenta"

Fase de decisões, de cobranças,muitas dúvidas,estado de transições e grande turbulência. Isso tem um nome Adolescência.
A rima até pode ter ficado legal mas, quando se vive essa fase tudo parece mesmo confuso e complicado.
Isso acontece devido a um processo de “rearranjo” dos neurônios, tão intenso como aquele que acontece nos primeiros anos da infância. As áreas onde ocorrem as maiores transformações são justamente aquelas ligadas às emoções, ao discernimento e ao autocontrole. Essa afirmação contraria o que se pensava até pouco tempo atrás, onde acreditava-se que ao chegar à adolescência o cérebro já estivesse completamente formado.
"algumas áreas da estrutura cerebral só vão estar inteiramente maduras depois dos 20 anos", diz o psiquiatra Fábio Barbirato, da Santa Casa do Rio de Janeiro.
O que acontece  é que nem todos estão preparados e se perdem no meio dessas mudanças.Tudo se torna difícil,tudo é pressão,é complô. Pensamentos como:eu não agoento mais,ninguém me entende,eu quero ir embora daqui,se eu trabalhasse,odeio eles,quero morrer... Surgem com muita naturalidade.As palavras são a válvula de escape de tantas emoções e confusões na mente dos teens.
Outro comportamento comum é o de querer chamar a atenção dos adultos.Desafiar o mundo,achar-se imortal.Isso, quando não se deprimem dentro de seus quartos trancados e sem luz as vezes passando horas sem comer e chorando sem motivo aparente.
Aí vem a pergunta:o que fazer?
Como é isto uma fase.Aos pais o melhor remédio será sempre o  diálogo, sem imposições e dar tempo ao tempo.
Jovens nessa fase gostam de  guerrilhar,medir forças, desafiar,provar que podem, que sabem(mesmo que no fundo eles saibam que não é bem assim).
Muitos até teriam controle desses  atos mais nem  assim o fazem.So para ver “no que vai dar”,não medem consequência alguma,pelo simples prazer do confronto.
Se jogam nos relacionamentos sem cautela, sem prevenções e muitos caem nas drogas.Afinal, o peso da “adolescência” é muito grande!
Mas será que você jovem, diante de muitos de seus dilemas não teria controle de frear muitas de suas atitudes e de seu impetuosismo? Afinal você, quem vai pagar o preço por todos os seus atos!

Se vc num daqueles dias em que se tranca no quarto curtindo  seu fracasso e solidão, contando as lágrimas que caem no travesseiro e ouvindo “a  vida não presta” de Leo Jayme. Parar para pensar vai ver, que grande parte do seu comportamento é petulância, burrice.
1.Se tornam escravos do que dizem (“eu vou embora! E não volto nunca mais”).Pare por um instante, analise as dificuldades de quem não tem um emprego,viver em casa de parentes ou amigos de favor.Você vai ter que voltar mais cedo ou mais tarde! Não seria melhor,simplesmente em uma discussão onde vc não tem argumentos, calar ,sair e depois colocar essas mágoas pra fora conversando,desabafando com algum amigo?
Se vc tiver argumentos esponha-os, mas lembre-se que ninguém é surdo,nem obrigado a ouvir desaforos seus, principalmente quando estes forem seus pais.
2.Fazem coisa pra castigar os pais.Por raiva de uma situação que poderia ser resolvida com uma conversa franca, você acha melhor ir pra balada mesmo sem o consentimento deles e lá, um amigo lhe aparece:
“_E aí,experimenta aí, é legal!” E você para dar uma lição nos seus pais,para fazer eles se sentirem culpados pelas coisas que tinham que ser como você queria e não foram, e para fazer eles pagarem um preço pelas tantas lágrimas que você derramou!...Você resolve aceitar. Até porque você já imaginou toda uma situação onde você chega em casa, entre a vida e a morte, e seus pais colocam as mãos na cabeça dizendo: “meu deus o que foi que eu fiz, isso tudo é culpa minha?!” E isso te faz sentir vitorioso,por cima da situação!!!!
So que nisso você não se percebe ja dependente das drogas. Quer mais, e vai atrás, porque você acha que sabe o momento certo de pararQue tem controle da situação.Mas termina viciado.
E aí,valeu a pena?Você vai ter que passar anos na base do “ só por hoje” .Agora imagine você, não podendo beber água (por exemplo)quando estar morrendo de sede.E todo mundo te oferecendo e você tendo que dizer “Não.So por hoje eu não bebo água” e assim ter que ser o resto de sua vida?Porque o vício é isso.
Ou o que é pior ainda,nessa de querer castigar os pais, tomar uma overdose e terminar morrendo.
A vida de todo mundo vai seguir, o garoto que você admirava,vai lembrar de você como uma fracassada.Seus pais um dia voltarão a sorrir e você, o que fez do que poderia ter sido uma vida feliz?!
Pense nisso.
3.Acham que a primeira pessoa a sorrir pra você e te fazer rir é o príncipe do cavalo branco que veio te tirar das garras daqueles monstros incompreensíveis.
Existem pessoas que ficam a espreita de outras, quando estas estão no seu momento de vulnerabilidade, só para se aproveitarem da situação,nessa fase o que não vai faltar para você, são pessoas do sexo oposto “pronto pra te estender a mão”!mas, que nem sempre vão estar se importando de verdade com você.Isso pode resultar desde uma crise depressiva “braba” a uma gravidez indesejada.
E novamente o preço alto pelas suas atitudes, quem vai pagar é você!
Não se iluda. Cuidado com decisões que podem te custar caro.Analise o que pode ser da sua vida três anos a frente, baseando-se no que você decide hoje.Por isso, cuidado com os envolvimentos por impulso,ouça o que tem a dizer os mais velhos,ou os seus amigos mais adultos.Eles tem sim mais experiência que você,conseguem ver melhor o que os seus olhos ainda não enxergam.
Você não precisa admitir isso a publico, mas seja capaz de reconhecer,de admitir a você mesma e não fazer as coisas pensando que sempre vai sair ilesa de tudo,porque não vai!
E por fim...
4.Sempre acham que todo o conhecimento e esperteza do mundo estão com você
Não descarte os conhecimentos e conselhos de seus pais,não os desrespeite quando vocês não concordarem sobre determinado assunto.O que é comum na adolescência.Procure conhecer os motivos deles e mostre os seus,você tem como revidar,mas usando das palavras certas.Afinal,não há nada que com jeitinho e carinho não se consiga.Mas se mesmo assim, você não conseguir.Respeite os sempre,certamente é o correto a fazer.E você conseguirá ver isso direito e até  mesmo agradece-los,quando for adulta!
Nenhum pai ou mãe,recebe um filho no colo e o cria desde neném para tratá-lo mal ou vê-lo sofre “vida a fora”.
Alguns pais tem uma maneira diferente e complicada de guiar seus filhos,as vezes ate maneiras erradas,mas o que eles querem na verdade é prepará-los para o mundo e seus desafios.Tendo total certeza de que quando não estiverem mais ao lado os conduzindo.Eles(os filhos) saberão trilhar seus caminhos com sucesso.
Mas se você  tem certeza que seus pais com toda a experiência de anos vividos,ainda assim não tem razão,estão errados.Não queira você, viver sua própria experiência, passando por cima de conselhos para provar o contrário.
Você pode não obter a “sua verdade desejada”.
Procure jovem, na medida do seu possível ser prudente,você tem uma cabeça, ela é pra pensar.Por mais que a fase da adolescência mexa com suas emoções,você ainda assim é responsável pelos seus atos e tem a força de freá-los sempre que quiser.

E diante das imposições vistas como erradas de seus pais a você,lembre de uma coisa:
 No momento exato tudo se encaixa e tudo termina dando certo.
Muitos caminhos tem retorno e a juventude é início de uma vida inteira, não o fim.
                                                                                     
                                                                                      Por:Ley

Nenhum comentário: